Forragem

para

cavalos séniores

A forragem desempenha um papel crucial na dieta equina, sendo a base de todas as rações. Normalmente, um cavalo necessita de 1,5% a 2% do seu peso corporal em forragem diariamente. Por exemplo, um cavalo de 600 kg deve consumir cerca de 12 kg de forragem por dia.


Ao falar de forragem, categorizamos os cavalos em três grupos com base na saúde dentária: boa função dentária, função dentária reduzida e praticamente nenhuma função dentária. Cada grupo requer tipos diferentes de forragem.

Existem três elementos-chave a considerar em termos de composição da forragem quando se trata de cavalos mais velhos:

  • A ingestão de nutrientes diminui.
  • A função dentária deteriora-se.
  • A digestão das fibras é menos eficaz

A fibra é vital para todos os cavalos e normalmente provém de fontes como erva, feno ou palha. Se a função dentária estiver comprometida, é necessário procurar diferentes fontes de fibra.

 Saiba o que está a contribuir com forragem

Ao analisar a composição do feno, é desejável que a forragem para cavalos mais velhos tenha uma composição diferente, pois eles têm uma menor eficácia na digestão de açúcares e amido. A proteína é crucial para os cavalos mais velhos; se o feno tiver baixo teor de proteína, pode ser complementado com Pavo ProteinPlus.


Se a análise revelar alto teor de açúcar na forragem, pode tentar embeber a forragem durante 30 minutos para filtrar a maior parte do açúcar solúvel em água.

“Se a análise revelar alto teor de açúcar na forragem, pode tentar embeber a forragem durante 30 minutos para filtrar a maior parte do açúcar solúvel em água.

Veerle Vandendriessche, nutritionista e veterinária

Boa Função Dentária:






Se o seu cavalo mantiver uma boa função dentária, pode continuar a fornecer-lhe os alimentos que ele aprecia, como feno, ração de feno, palha e erva. No entanto, tenha atenção à composição da forragem, ajustando a quantidade conforme a condição corporal do cavalo.


Evite aumentar abruptamente a oferta de forragem se o cavalo estiver em boas condições. Ajuste a alimentação com cuidado, levando em consideração as necessidades específicas do seu cavalo mais velho.

 Redução da Função Dentária:








Cavalos com redução na capacidade de mastigação enfrentam desafios ao consumir forragens com fibras longas. Para garantir a ingestão adequada de fibras, é aconselhável oferecer forragem curta e cortada. O Pavo SeniorFibre, uma mistura de fibras curtas, pode substituir a forragem convencional. Além disso, inclua alimentos como erva picada, luzerna picada, ou uma combinação de Pavo DailyPlus e erva. A administração de alimentos não requer a pré-demolição, pois esses cavalos ainda conseguem mastigar o suficiente para processar pellets e muesli. Oferecer feno é uma prática benéfica para o bem-estar do cavalo










Cavalos que perderam completamente a capacidade de mastigar não recebem a quantidade adequada de forragem. Para evitar desnutrição, é crucial fornecer forragem com tamanho inferior a 1 cm, permitindo que os intestinos processem a fibra. Dietas especiais com substitutos de fibra embebidos podem ser uma solução eficaz. Não é recomendável alimentar esses cavalos com feno, pois o risco de obstrução do esófago é elevado devido à incapacidade de mastigação eficaz.

A adaptação da dieta de acordo com a função dental é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos cavalos mais velhos.